Malefícios do Alumínio


O alumínio é o metal mais amplamente distribuído no planeta e é usado na produção de muitos produtos todos os dias. Panelas, latas de refrigerante, papel alumínio e etc. São facilmente encontrados na maioria das cozinhas. O alumínio também esta presente em antiácidos, aspirina, vacinas, e até mesmo na farinha. Ao contrário de vitaminas e minerais, o corpo não precisa de alumínio. O metal se acumula nos rins, cérebro, pulmões, fígado e tiroide, além de concorrer com o cálcio na absorção óssea podendo afetar a mineralização do corpo. Em crianças, isso pode retardar o crescimento.

Porque é que a exposição ao alumínio prejudicial?

Assim como a fumaça do cigarro acarreta em danos na função pulmonar e a exposição excessiva aos raios UV degrada a pele, o alumínio é um atacante e seu alvo principal é o seu sistema nervoso central.

Alumínio e Alzheimer

Muitos dos inquéritos formais em toxicidade de alumínio estão especificamente relacionados com a sua associação à doença de Alzheimer. Consistentemente, os especialistas concordam que a exposição ao alumínio é algo para se preocupar.

Alumínio como um risco ocupacional

A exposição ao alumínio, infelizmente, é comum com algumas ocupações como as que envolvem a extração e qualquer trabalho em fábricas de produtos de alumínio. A soldagem pode ser especialmente preocupante porque produz vapores que, quando inalados, enviam alumínio diretamente para os pulmões em um estado de “super absorção” onde ele é liberado para o sangue e distribuídos para os ossos e cérebro.

O alumínio é um dos metais mais abundantes na terra e que tem permeado principais produtos na medida em que é praticamente impossível evitar completamente a exposição. No entanto, você pode tomar algumas medidas para reduzir a sua exposição. Use panelas de vidro em vez de alumínio. Evite produtos de higiene (antiácidos, desodorante) com hidróxido de alumínio, substitutos naturais estão disponíveis no mercado. Evite alimentos processados e congelados, os recipientes podem conter alumínio. Se a exposição de alumínio é uma preocupação para você, considere executar uma limpeza de metais tóxicos. É um processo fácil e suave que pode ajudar a remover os metais tóxicos do corpo.